Entenda o que é a Web 2.0

10 10 2007

O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web –tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.

Dentro deste contexto se encaixa a enciclopédia Wikipedia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas.

Também entra nesta definição a oferta de diversos serviços on-line, todos interligados, como oferecido pelo Windows Live. Esta página da Microsoft, ainda em versão de testes, integra ferramenta de busca, de e-mail, comunicador instantâneo e programas de segurança, entre outros.

Muitos consideram toda a divulgação em torno da Web 2.0 um golpe de marketing. Como o universo digital sempre apresentou interatividade, o reforço desta característica seria um movimento natural e, por isso, não daria à tendência o título de “a segunda geração”. Polêmicas à parte, o número de sites e serviços que exploram esta tendência vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos.

Sites Web 2.0 premiados pela Revista INFO.

A edição de março de INFO traz a lista dos vencedores do Concurso INFO Web 2.0.

Para chegar até eles, INFO avaliou 113 sites. Foram considerados apenas serviços disponíveis em português e públicos (gratuitos e pagos). INFO desconsiderou serviços restritos a grupos fixos de usuários ou a clientes de uma determinada empresa, como aplicações de intranet. A seguir, você confere os vencedores.

Grande Prêmio INFO Web 2.0: Apontador

Categoria de uso profissional:

Camiseteria
Debit Caixa
1CRM
Aprex
Meu Financeiro

Categoria de uso pessoal:

Populy
Videolog
Gobits Reader
podcastOne
Rec6

A edição de março de INFO traz mais detalhes sobre o concurso.

Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/032007/01032007-4.shl


Ações

Information

Deixe um comentário